terça-feira, 30 de junho de 2009

Programa Bolsa Família (DADOS)

A maioria dos(as) titulares do PBF é de mulheres (94%) – a titularidade do cartão é concedida preferencialmente às mulheres.*
27% dos(as) titulares são mães solteiras.
A maior parte das mulheres titulares (85%) tem entre 15 e 49 anos.
A maior parte dos(as) titulares são pretos ou pardos (64%).
78% das famílias residem em área urbana enquanto 22% em áreas rurais. A maior concentração
de famílias rurais beneficiadas pelo PBF está na Região Nordeste (50%).
81% dos titulares sabem ler e escrever, sendo que 56% estudaram até o ensino fundamental.

* Existe um estudo da Fundação Getúlio Vargas que observa um efeito colateral interessante referente à titularidade do cartão pertencente em sua grande maioria à mulheres. As mulheres são contempladas com o beneficio porque há um registro histórico grande de homens que abandonam suas famílias. As mulheres, além de não abandonarem os filhos, utilizam de forma equilibrada o renda. O benefício do Bolsa Família contribui para que os homens não mais abandonem suas famílias. Com isso os filhos crescem com a presença do pai, e este fator contribuiria para que essas crianças optem pelo estudo e trabalho, afastando-se da criminalidade.

4. O Bolsa Família e a Crise Econômica nos estados RN, PB, AL, SE.

Os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe têm um parque industrial pouco desenvolvido. Sendo a indústria a grande prejudicada com a crise, e sendo grande parte da população residente nesses estados formada por beneficiários do Bolsa Família e funcionários públicos, nesses estados pouco se sentiu os impactos da crise.

O Bolsa Família contribuiu para que as famílias pobres que recebem o auxílio passassem pela crise sem que houvesse alteração no orçamento doméstico, pois a grande parte da renda mensal é proveniente do governo e não de setores privados vulneráveis à oscilação de acordo com a economia.

A crise econômica afetou o Bolsa Família de uma forma interna. Devido à crise econômica global, não existem planos para ampliar o programa. O governo refez as contas e diminuiu em pelo menos 15 bilhões a arrecadação de impostos previstos para 2009 e os gastos estão limitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário