terça-feira, 30 de junho de 2009

Impactos da Crise - Comércio Varejista

O comércio varejista é um dos setores que menos está sofrendo com a crise nos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Paraíba, e no Nordeste como um todo. Grande parte da classe média desses estados é composta por servidores públicos (no caso de Alagoas, por exemplo, 80% de sua classe média é composta por servidores). Com um emprego estável e uma renda segura, essa classe possui uma atuação muito forte na economia com um poder de compra significativo.

A crise econômica chegou para essa classe graças à mídia. Com o seu poder aquisitivo não diminuído, a pequena mudança nos padrões de consumo veio decorrente as informações sobre a crise econômica pelos meios de comunicações. Informações estas que trouxeram certa insegurança para os consumidores, ainda que uma singela insegurança.

Além dos funcionários públicos, a parcela da população que recebe ajuda dos programas de transferência de renda do governo (como o Bolsa Família) também compõem o mercado consumidor dos estados citados. Ainda que de forma menos imponente essa parcela tem importância na economia do Nordeste, devido à quantidade de beneficiados com esses programas. E como sua fonte de renda, no caso os programas do Governo, também é uma fonte estável, a crise nada abalou seu poder de compra. Logo, ajudando a não alterar de maneira significativa a estrutura do comércio varejista mesmo em tempo de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário