terça-feira, 30 de junho de 2009

Economia da Paraíba

O estado da Paraíba está situado a leste da região Nordeste e tem como limites o estado do Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste. Ocupa uma área de 56.439 km². A capital é João Pessoa e outras cidades importantes são: Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo. Tem uma população de 3.742.606 e o IDH que é de 0, 718, é o segundo maior entre os estados estudados ficando só atrás do Rio Grande do Norte. E o GINI de 0,595.

A economia se baseia na agricultura, principalmente de cana-de-açúcar, abacaxi, fumo, graviola, juta, umbu, cajú, manga, acerola, mangaba, tamarindu, mandioca, milho, sorgo, urucum, pimenta do reino, castanha de cajú, arroz, café e feijão. Na pecuária, de modo mais relevante, caprinos, na região do Cariri.

Na indústria destaca-se a alimentícia, têxtil, couro, calçados, metalúrgica, sucroalcooleiro. O transporte marítimo é fundamental à economia paraibana. As exportações e importações são operadas principalmente através do Porto de Cabedelo.

O turismo da Paraíba destaca-se principalmente por suas praias movimentadas e de temperatura agradável. O estado ainda possui a única praia naturalista do nordeste brasileiro (Praia de Tambaba - Litoral Sul) e inaugurou a primeira obra do arquiteto Oscar Niemeyer em João Pessoa, denominada Estação Ciência, Cultura e Artes (na Ponta do Cabo Branco). Ressalta-se também as comidas típicas, o artesanato, e o ecoturismo. Outros eventos principais são os Encontros da nova consciência e o São João de Campina Grande, Patos e Santa Luzia, a Festa do Bode Rei e o Lajedo de Pai Mateus em Cabaceiras, a Caranguefest em Bayeux, o Festival de Verão em João Pessoa. Em Campina Grande se encontra um dos maiores eventos juninos do Brasil, denominado "O Maior São João do Mundo."Na Paraíba se encontra o ponto mais oriental das Américas, conhecido como a Ponta do Seixas, em João Pessoa, devido a sua localização geográfica privilegiada (extremo oriental das Américas), João Pessoa é conhecida turisticamente como "a cidade onde o sol nasce primeiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário